Educacional
Nota de Esclarecimento sobre o Programa Educacional da Fundação Tiradentes
Nos últimos anos, o Programa Educacional da Fundação Tiradentes, por meio da Faculdade da Polícia Militar (FPM), teve como objetivo fortalecer a assistência à saúde do policial militar, fundamentando-se em três pilares principais:
- Produção de conhecimento acadêmico e científico voltado às necessidades dos agentes de segurança pública, especialmente policiais militares;
- Fortalecimento do atendimento ao policial militar por meio de programas de pesquisa e extensão acadêmica;
- Geração de resultados financeiros para fortalecimento das ações assistenciais promovidas pela Fundação Tiradentes.
A criação da Faculdade da Polícia Militar, inaugurada em 2017, bem como suas atividades ao longo dos anos, foram devidamente apreciadas e aprovadas pelos Conselhos da Fundação Tiradentes e autorizadas pela Curadoria de Fundações e Associações do Ministério Público de Goiás. Como entidade sem fins lucrativos, a Fundação Tiradentes sempre reverteu todas as suas receitas em prol da perenidade e sustentabilidade de seus programas assistenciais, bem como promoção do bem-estar dos policiais militares goianos.
Desde sua criação até 2024, a Faculdade da Polícia Militar foi gerida pela Fundação Tiradentes e destacou-se por ser a primeira instituição de ensino superior privada do país a adotar um modelo de ensino baseado em hierarquia, disciplina e excelência acadêmica. Esse modelo, amplamente reconhecido e valorizado, reflete a tradição do ensino militar no estado de Goiás, que hoje já conta com mais de 70 unidades de Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás. O impacto positivo dessa metodologia é mensurável: Goiás liderou o país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, alcançando nota 4,8 no ensino médio, demonstrando a eficácia desse modelo educacional com tradições militares na formação dos estudantes goianos.
Apesar do sucesso do modelo, a Fundação Tiradentes tomou a decisão de encerrar o Programa Educacional em 2025, efetivando a transferência da mantença da Faculdade da Polícia Militar para um novo grupo, referência no ensino superior. Com essa transição, a instituição passa a operar sob a nova denominação Faculdade Princípios Militares (FPM), garantindo a continuidade do modelo de ensino. Essa decisão reflete a necessidade de foco e eficiência na atuação da Fundação Tiradentes, assegurando que seus recursos e esforços sejam direcionados exclusivamente às iniciativas assistenciais voltadas diretamente aos seus beneficiários: policiais militares ativos, veteranos e pensionistas.
Além disso, as mudanças significativas no setor do ensino superior, agravadas pelos impactos da pandemia, impediram que os resultados financeiros e institucionais da Faculdade da Polícia Militar fossem alcançados na proporção esperada, tornando necessária a reavaliação da estratégia da Fundação. Com a transição para uma nova administração e mantendo o modelo de ensino, a Faculdade Princípios Militares tem todas as condições para prosperar e continuar seu caminho rumo à consolidação como um polo de formação de excelência, moldando profissionais qualificados e contribuindo para um Goiás ainda mais próspero.
A Fundação Tiradentes orgulha-se de ter dado início a essa trajetória e reafirma seu compromisso de continuar contribuindo com a sociedade goiana, promovendo ações que beneficiem diretamente aqueles que dedicam suas vidas à segurança do estado.
Saiba mais sobre a Faculdade Princípios Militares – FPM, em https://faculdadepm.edu.br/