Notícias

Setembro Amarelo: Polícia Militar incentiva conscientização no mês de prevenção ao suicídio

CAPAO Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP) do Complexo de Saúde da Polícia Militar de Goiás, coordenado pelo Tenente Coronel QOSPM Médico Waldemar Naves do Amaral, corroborando com as ações dos profissionais de saúde mental do Hospital do Policial Militar (HPM), incentiva os policiais e bombeiros militares a se informarem sobre os cuidados abordados no Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações, mensagem contida no portal oficial da campanha.

Segundo o 1º Tenente Thiago Cézar da Fonseca, médico psiquiatra da PMGO, a mortalidade provocada por suicídio vem crescendo nos últimos anos, apesar de ser uma causa evitável. É preciso romper o silêncio e despertar a sociedade para a urgência de um movimento em defesa da vida.

“Existem alguns mitos em relação a esse tema que precisam ser desconstruídos. Em geral, as pessoas pensam que se uma pessoa fala em se matar, ela não o fará. Que quem quer se matar está sempre determinado e com a certeza disso. Que falar sobre o suicídio pode provocar atos suicidas. Ao contrário, observamos que em média 80% das pessoas que se matam, falam sobre essa intenção com alguém anteriormente. Os suicidas estão geralmente incertos desse desejo, e acabam cometendo o ato de forma impulsiva, sem avaliar bem as consequências. Falar sobre o tema de forma empática, na verdade, oferece apoio, e pode prevenir”, completa o médico.

É fundamental que uma pessoa com risco de suicídio seja avaliada por um psiquiatra, e acompanhada em terapia por um psicólogo. Em Goiás, temos o Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, onde há atendimento médico 24 horas, clínicas psiquiátricas privadas, pronto socorro da Universidade Paulista (Unip), além do aconselhamento nacional do CVV via telefone 141.

Confira, ao clicar aqui a programação sobre a campanha realizada pela Inter-Vir, Suporte em Perdas, Instituto Integrado de Neurociências – iineuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo