Galeria de FotosNotícias

Semana do Músico Militar é aberta na Fundação Tiradentes

IMG_20161121_095053078Uma das representações mais sensíveis da presença militar dentro da sociedade não envolve força, nem armamento. Um segmento militar pode ser percebido pela música, neste caso o segmento personificado nas bandas compostas por policiais e bombeiros militares e membros das Forças Armadas. Esta foi a tônica de abertura da 3ª Semana do Músico Militar de Goiás, no auditório da Fundação Tiradentes, nesta segunda-feira, 21.

O Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, o Vice-Governador José Eliton, participou da solenidade e anunciou, sob aplausos, que vai solicitar um calendário para apresentações das bandas militares em 2017 com o apoio da SSP. “As bandas estão presentes em momentos de orgulho nacional. A música é o que há de mais elevado no espírito humano”, afirmou no discurso em que também lembrou o momento conturbado e violento vivido pela sociedade brasileira de modo geral, e a necessidade de uma reflexão por todos.

Ao cumprimentar os integrantes das bandas militares que lotaram o auditório, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Divino Alves de Oliveira, por sua vez, antecipou que solicitou estudos para a criação de uma unidade “um comando único” para a gestão de todas as bandas. Ele falou da importância da integração entre a Guarda Civil Metropolitana, PMGO, CBM, Exército e Aeronáutica. “Nós estamos unidos e sabemos da importância das bandas e do músico militar para as Corporações”.

15203356_1530248996991767_5748986274204106439_n“A alma da moral de uma tropa é a banda militar, tanto que, ao longe, primeiro se ouve a força para depois ela ser vista”, lembrou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, Coronel Carlos Alberto Helbingen Júnior.

Também prestaram homenagens aos músicos militares o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos (Assego), Subtenente Luís Cláudio Coelho, e o presidente da Agência da Guarda Civil Metropolitana, Elton Ribeiro Magalhães. Compôs a mesa ainda o secretário da Casa Militar da Governadoria, Coronel Adailton Florentino.

Durante a abertura foram feitos vários agradecimentos à Fundação Tiradentes, na pessoa do presidente da instituição, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos. A Fundação é uma das apoiadoras do evento, realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, PMGO, CBM e ASSEGO. Até sexta-feira os participantes terão atividades da área, como workshops de metais, regência, palhetas, percussão, trompete, composição, trompa, trombone, MPB, Big Band e ensaio da orquestra, além de competições e palestras.

Na quarta-feira, às 20h, os músicos das diferentes corporações participantes vão se unir em uma única banda para uma apresentação especial no Teatro Madre Esperança Garrido. Veja a programação completa na imagem abaixo.

IMG_20161121_113001002

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo