Galeria de FotosNotícias

Segurança no Trabalho é foco da VII SIPAT da Fundação Tiradentes

20151013_143503Promover ações e prestar esclarecimentos voltados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Com estes objetivos começou na terça-feira, 13, a VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Fundação Tiradentes. A mobilização interna segue até sexta-feira, dia 16 de outubro, e envolve todas as unidades mantidas pela instituição com várias atividades na programação.

A abertura da VII Sipat foi feita pela Diretora Financeira da Fundação Tiradentes, Major Cláudia Silva Lira, e pelo Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Coronel José Rivaldo Alves Marinho, que é também o Gerente de Saúde da instituição. Outros gerentes e coordenadores da Fundação Tiradentes também estiveram presentes no auditório junto com os colaboradores.

A primeira palestrante do SIPAT foi a fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Mariene de Fátima Ferreira Bittencourt, que tratou sobre Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).  A profissional ressaltou que deve ser dada atenção quando o trabalhador tem dor em alguma região, pois esse é o principal sintoma de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. “A dor relacionada ao trabalho atinge uma gama de atividades, e tem cura, se descoberta no começo (…). Mesmo com exames normais, a dor tem que ser levada em consideração, pois ela é o primeiro e às vezes único sintoma que aparece” ressaltou.

Dando continuidade à programação, a equipe do Serviço Social do Hospital do Policial Militar (HPM) realizou uma dinâmica sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) com os funcionários da Fundação.  Na ocasião, a coordenadora do serviço e assistente social, Major Vânia Maria Rodrigues Alencar, juntamente com assistente social Sargento Ana Maria Severino de Carvalho Inocêncio; a psicóloga Cabo Aparecida Tavares da Silva; e o Tenente Gilson Rodrigues, estimularam os participantes a darem suas opiniões sobre o que melhora a QVT.

Após a dinâmica, Major Vânia falou sobre as condições que afetam a Qualidade de Vida do Trabalho. “Para existir a qualidade, é necessário o equilíbrio psíquico, físico e social no ambiente. Um funcionário motivado, que se sente útil e tem reconhecimento, produz mais e é mais feliz. Isso é importante para a empresa e para o trabalhador. Por isso, quero parabenizar a Fundação Tiradentes, por dar aos seus colaboradores a oportunidade de pensar sobre o tema”, declarou, encerrando a programação do primeiro dia.

Na manhã desta quarta-feira, 14, a SIPAT aconteceu na Academia Fitness Center, onde os funcionários puderam aferir pressão e realizar teste de glicemia com o Subtenente Paulo César da Cunha, do quadro do Serviço de Enfermagem do HPM. Depois, puderam obter informações nutricionais com a profissional da área, Kamilla de Almeida Alves. Para finalizar a manhã de atividades, a professora e coordenadora da Fitness, Ivana Veiga Molchan realizou uma aula aeróbica com os participantes.

A próxima atividade da VII SIPAT acontecerá amanhã, dia 15, no auditório do HPM, conforme a programação disponibilizada na Intranet da Fundação Tiradentes.

Confira as fotos:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo