Notícias

Por que lembrar Tiradentes?

TiradentesO dia 21 de abril é separado, há 66 anos, para homenagear um dos personagens mais importantes da história da nação brasileira, Tiradentes. Nascido Joaquim José da Silva Xavier, ele foi um dos mártires de luta pela liberdade e independência nacional, transformando-se em herói por se rebelar contra o domínio dos portugueses. Passados 224 anos de sua morte, no entanto, a lembrança de Tiradentes, avançado timoneiro, ganha significado ainda mais especial.

Encontramos hoje, embora que numa intensidade reduzida, milhares de Tiradentes que, assim como aquele do interior de Minas Gerais, bravam por liberdade e respeito. São brasileiros que, como o dentista destemido do século XVIII, brigam todos os dias pelo sonho de um país melhor e mais justo. Qualquer semelhança com a indignação daquele homem e sofrimento do povo da época não deve ser considerada mera coincidência.
Nesse cenário de luta, destacamos a figura do policial militar, homem bravo e lutador que não se intimida diante dos desafios diários por uma vida melhor. Por esse espírito de garra e por sua semelhança com os bravos homens da segurança, Tiradentes foi escolhido como patrono dos PMs. Patriota, idealista e determinado, o Alferes Tiradentes possuía ainda, segundo historiadores, capacidade de organização e liderança. Honrou com sua própria vida valores éticos e morais.
Seu exemplo serve de motivação para a labuta diária dos policiais militares no cumprimento da missão constitucional, superando obstáculos existentes na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida com dignidade à sociedade. Seu amor pelo país era tão grande que desdenhava dos avisos para ser mais prudente pelo risco que sua vida corria. Materialmente, nada tinha a ganhar com a vitória. Seu desprendimento foi total, doou-se inteiramente ao sonho da liberdade e da soberania.
Em 2016, num cenário de incertezas e insegurança quanto a direitos já conquistados pela categoria, o espírito de Tiradentes deve ser ressuscitado, como forma de  reacender a chama da luta. Afinal, Tiradentes foi um militar que deixou gravado em vida um verdadeiro livro em cujas páginas são descritas passagens que o enobrecem até a data presente. Conforme o escritor e jornalista Viriato Correia, “nenhum dos inconfidentes deu um passo. Só Tiradentes agiu, só. Tiradentes teve o desvairado sonho de separar o Brasil da Coroa. E o admirável é que não acusou ninguém”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo