Notícias

Plano Estratégico da PMGO amplia perspectivas de atuação até 2022

PE PMGOA Polícia Militar de Goiás deu um passo importante na busca da excelência na gestão ao lançar seu Planejamento Estratégico (PE) 2016-2022. Construído durante dois anos, após várias reuniões de estudo, diagnóstico, pesquisa e formulação de propostas, o Plano foi instituído via Portaria do Comandante-Geral, Coronel Divino Alves de Oliveira, e está em vigor (nº 7899/PM), almejando modernizar e fortalecer a gestão administrativa e operacional através da clareza de objetivos e de uma cultura de visão sistêmica na Corporação. O lançamento faz parte das comemorações dos 158 anos da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

Entre várias metas estabelecidas estão a adequação do efetivo, a otimização e gestão da frota de veículos, ampliação e qualificação ao atendimento ao cidadão, a estruturação do sistema de gestão orçamentária e financeira da PM, a qualificação profissional do efetivo da PM e o aprimoramento da logística de funcionamento estrutural da corporação.

Apoiadora do processo de elaboração do documento, a Fundação Tiradentes felicita a PMGO, que é sua razão de existir, pela valorosa citação nominal recebida na nota de reconhecimento da publicação do PE. Do mesmo modo, o fato de a Fundação Tiradentes ter ações do seu campo de trabalho previstas no plano, é fator de estímulo, um reconhecimento das responsabilidades e capacidades da instituição, e reforço nas parcerias que marcam a história desta Fundação e da Polícia Militar de Goiás que nos tornam modelos a outros estados.

Nas ações previstas, a Fundação Tiradentes participará, junto com os órgãos de interface da corporação, da elaboração e implementação de projeto para o Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM), que funciona no Complexo de Saúde, já mantido pela instituição. O foco está em medidas preventivas e tratamentos. Outras ações diretamente em parceria com a instituição contemplam: a saúde das beneficiárias gestantes, o Programa de Reabilitação e Reinserção Social (CRIS), e os programas de Atenção Integral à Saúde do PM (PAISPM) e o de Saúde do Diabético (PSPD).

Ferramenta

Um instrumento que vai orientar a gestão institucional da PMGO, dando sistemática coordenada às principais ações da corporação. Este é o objetivo geral do seu PE 2016-2022, que se desdobra em objetivos específicos como: promover, estruturar e qualificar as ações da instituição para que sua finalidade, que é prestar um bom serviço ao cidadão, seja constantemente aprimorada; dar condições ao efetivo para identificar fatores de impacto, elegendo prioridades, metas, ações e prazos para atingir resultados visados; repartir responsabilidades e apoios para maximizar os resultados operacionais; trabalhar com ferramentas estratégicas que facilitem esta maximização; conscientizar, motivar e interagir os membros da PMGO.

Com este novo pensamento, a Polícia Militar de Goiás trabalhará para se articular em torno de uma inteligência estratégica cada vez mais estruturada; com gestão sistematizada; comunicação eficiente; recursos financeiros, materiais e tecnológicos adequados; com foco no policiamento comunitário; efetivo adequado, estrategicamente distribuído, capacitado, equipado e motivado; e uma estrutura física adequada.

Tudo isto, é importante destacar, em torno da Missão da PMGO, que é “Proteger as pessoas, cumprir a lei, defender o meio ambiente e garantir direitos, promovendo a paz social”, respaldada pela sua Visão Estratégica de “Ser referência nacional na prestação de serviços em segurança pública”. Com valores como profissionalismo, confiabilidade, disciplina, hierarquia, honestidade, respeito e legalidade; e norteada por uma política institucional com fundamento em: valorizar as pessoas, promover a paz social, garantir o pleno exercício de direitos, promover a participação de todos os setores da sociedade, estabelecer as parcerias e buscar a efetividade dos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo