Notícias

Ministério Público: Fundação Tiradentes fica em 1º lugar em prestação de Contas

IMG_20160311_132355894A Fundação Tiradentes obteve 1º lugar no ranking de prestação de contas da 9ª Promotoria e Curadoria de Fundações e Associações do Ministério Público Estadual (MPE), relativo ao último exercício, de 2015. O ótimo resultado entre as instituições fiscalizadas tornou-se motivo de congratulações internas pelo êxito alcançado, fruto de uma diretriz administrativa absorvida por toda a equipe no esforço para compatibilizar receitas e despesas, assim como na apresentação de documentação profunda e transparente sobre sua movimentação contábil.

Em anos de descontrole e crise econômica no País, é motivo de muito orgulho para a direção e os colaboradores da Fundação Tiradentes saber que a instituição se mantém cada vez mais retilínea em relação aos recursos que recebe dos policiais militares goianos através do Fundo de Assistência Social (FAS).

A excelente colocação no ranking das organizações do Terceiro Setor fiscalizadas pelo Ministério Público é reforçada por parecer de profissional da Unidade Técnica em Contabilidade do MPE citado na decisão da Promotoria responsável pela Curadoria. No parecer, número 051/2016, de 25 de agosto, consta que o relatório contemplou todas as atividades previstas no Plano de Trabalho de 2015 e a recomendação técnica pela aprovação.

Além das considerações de praxe, registra o relatório sobre a prestação de contas da Fundação Tiradentes que: “A elaboração e a comprovação atingiram padrão de excelência. Apresentação muito organizada, didática e fundamentada proporciona perfeita e rápida compreensão a respeito de seu conteúdo e execução institucional. Sugere comprometimento e organização relativamente ao gestor, documentação abundante, legível e catalogada de forma irrepreensível”.

As considerações foram recebidas pela Diretoria da Fundação Tiradentes como estímulo ao esforço da instituição, que tende a aprimorar ainda mais sua prestação de contas a partir de 2016, tendo em vista os investimentos realizados na organização interna e no Planejamento Estratégico para o quadriênio.

O ato de aprovação será publicado em jornal de grande circulação, conforme determina a Curadoria. Nele é possível observar considerações importantes para o Terceiro Setor de modo geral: “A administração de uma fundação compreende a perfeita execução de todas as suas atividades, assim como o zelo pela correta aplicação do patrimônio, atenção aos ditames legais, além de inequívoca atenção às formalidades capazes de garantir eficiência e eficácia dos atos praticados em nome dela”, consta no documento.

Desde 2003 a Fundação Tiradentes presta contas à Curadoria. Em todos os anos teve suas contas aprovadas. Neste período, sua colocação variou do 7º lugar ao 1º, posição que também atingiu nas contas de 2006 e 2007, recuperada com regozijo na mais recente análise do MPE.

Veja a íntegra da prestação de contas: Ofício n.º 880.16-FUND Resultado Prestação de Contas 2015

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo