Notícias

Laboratório mantido pela Fundação Tiradentes processa 400 exames diferentes

DSC_9087De janeiro a abril deste ano, o Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins Cardoso, registrou 13% a mais de exames que no mesmo período de 2014, processando 34 mil exames de quase 5 mil pacientes. Em tempos de epidemias com a de dengue, o acesso e a agilidade na realização de exames são ainda mais cruciais para o cidadão. Para o de dengue e para 400 exames diferentes, policiais militares e demais beneficiários da Fundação Tiradentes encontram um porto seguro no Laboratório Vasco Martins Cardoso, localizado no Hospital do Policial Militar (HPM) e mantido pela fundação.

Só em abril, o acréscimo de exames chegou a 30%, sendo que os hemogramas, decisivos nos exames de dengue, saltaram 50% em relação ao mesmo mês do ano passado. E a unidade ainda realiza exames de ponta como os de Avaliação Hormonal, de Infectologia e Marcadores Tumorais, necessários para o diagnóstico de câncer.

Desde 2013 a unidade possui Certificado de Acreditação do Sistema da Gestão da Qualidade (NBR NM ISO 15189:2008), concedido pelo Sistema Nacional de Acreditação – DICQ. Isso significa que o Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins  Cardoso possui aprovação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e competência técnica para execução de exames laboratoriais nas seguintes especialidades: Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia, Urinálise e Imunologia.

A qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelo laboratório tem sido reconhecida por parte dos beneficiários da Fundação Tiradentes, tanto que a procura pela realização de exames cresceu muito do nos últimos meses. No período de janeiro a abril de 2014, por exemplo, foram realizados 29.429 exames. Neste mesmo período de 2015, eles chegaram aos quase 34.000 exames já citados.

Para o presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, os números comprovam a importância dos investimentos realizados em produtos e equipamentos laboratoriais e, especialmente, a pró-atividade dos colaboradores militares e civis da unidade, cujo quadro teve enxugamento, e ainda assim houve aumento de produtividade e qualidade nos serviços prestados de um ano para o outro.

Os exames mais procurados pelos policiais militares e suas famílias são: Hemograma; Glicemia; Perfil Lipídico; Tireoide e Antígeno Prostático Específico (PSA). Eles são realizados através de guias do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) ou via desconto em folha de pagamento.

Segundo o Chefe do Laboratório Clínico, Tenente-Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa, o aumento no número de pacientes na unidade em abril, de cerca de 30% em relação aos meses anteriores, se deveu aos casos de suspeita de dengue.  Consequentemente, a procura por exame do tipo Hemograma também subiu cerca de 50% no mês de abril que em relação a abril de 2014.

O serviço laboratorial funciona de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 18h00, por ordem de chegada.

 Informações: (62) 3235-6138 ou (62) 3235-6140

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo