Faculdade da Polícia MilitarNotícias

Faculdade da PM: Conselho aprova por unanimidade projeto inicial

Conselho 2Com a presença da promotora de Justiça que responde pela Curadoria de Fundações e Associações do Ministério Público de Goiás, Marlem Gladys, o Conselho de Curadores da Fundação Tiradentes aprovou, por unanimidade, o Projeto Educacional Faculdade da Polícia Militar (FPM). Diversos Oficiais que participaram da elaboração da proposta pedagógica e coordenação dos futuros cursos, também participaram para informar a promotora e os conselheiros sobre o proposta inicial, já em andamento no Ministério da Educação (MEC).

O próximo passo, após a aprovação do Conselho, é enviar o projeto para análise final do Ministério Público. De antemão, Marlem Gladys deu o tom da importância do que está sendo proposto pela Fundação Tiradentes: “Este é um momento histórico que sinaliza para a maturidade da instituição, mostra como ela está redonda, pronta, tem coragem e não medo de ousar”. Ela própria tirou dúvidas que alguns conselheiros tinham, após ouvir dos diretores detalhes sobre a linha acadêmica da futura instituição de ensino superior (IES), que seguirá o sucesso dos colégios militares de Goiás, onde há fila de espera por vagas.

“Se eu achasse que a Fundação Tiradentes não daria conta (do projeto da faculdade), diria já”, declarou a promotora de Justiça aos membros do conselho, pontuando que estará fiscalizando, como sempre ao longo dos 12 anos de existência da instituição, para que os recursos mantenham a destinação correta. A FPM será uma IES privada para ser autossustentável e, após os trâmites no MEC, terá ingresso via vestibular previsto para 2016.

O presidente do Conselho de Curadores, coronel Juraí Alves de Souza, Sub-Comandante-Geral da PM, e o diretor-presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, falaram sobre a inspiração dos colégios militares, do apoio do Comando-Geral da corporação e sobre como isto foi decisivo para a escolha do nome. “É um nome de peso que só aumenta a nossa responsabilidade”, enfatizou Santos. Ele explicou à promotora a escolha dos primeiros cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Educação Física e Tecnólogo em Segurança Pública.

Marlem Gladys explicou aos conselheiros que vai receber o projeto e analisar todos os detalhes, sugerindo aperfeiçoamentos se houver necessidade. Para ela, a iniciativa da Fundação Tiradentes é altamente louvável diante das informações já disponibilizadas pelos técnicos que compareceram à reunião. Eles enfatizaram os conceitos da futura instituição, fundamentada em civismo, cidadania, interligação disciplinar em todos os períodos e produção científica precoce e à serviço da sociedade.

Estiveram na reunião do conselho os Oficiais Superiores envolvidos mais diretamente no projeto, Waldemar Naves do Amaral, Ubiratan Reges de Jesus Júnior e Sérgio Henrique Nascente, os três tenentes-coronéis. Após as explanações, os conselheiros votaram pela aprovação do Projeto Educacional Faculdade da Polícia Militar (FPM).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo