Notícias

Dia da Mulher: Patrulha Maria da Penha é anunciada na Fundação Tiradentes

CapaA homenagem que celebrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo, 8 de março, foi cenário para antecipar, no auditório da Fundação Tiradentes, uma informação importante nesta segunda-feira, 9. A Polícia Militar de Goiás contará com uma unidade de patrulhamento especial e composta apenas por policiais femininas, chamada Patrulha Maria da Penha.

O comandante-geral da PM, Coronel Sílvio Benedito Alvez, destacou que amanhã, 10, a criação da companhia deverá ser oficializada pelo governador Marconi Perillo em uma solenidade no Palácio Pedro Ludovico. Para comandar a patrulha, foi designada a Tenente-Coronel Silvana Rosa de Jesus Ramos, da primeira turma feminina a ingressar na PM-GO, há 29 anos.

Ela vai comandar 20 mulheres designadas para cumprir o policiamento relativo à Lei Maria da Penha, que envolve medidas protetivas a mulheres vítimas de agressão, sob ameaça ou risco de vida. O anúncio foi aplaudido pelas quase 400 policiais que atenderam ao convite e tomaram café da manhã com o comandante-geral, em evento que teve a Fundação Tiradentes como parceira.

O diretor-presidente da instituição, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos,  participou da homenagem, que foi extensiva às colaboradoras da Fundação. Além do evento em parceria com a PM na sede, a Fundação também prestigiou as mulheres que frequentam ou trabalham no Hospital do Policial Militar (HPM), na sexta-feira em parceria com o Complexo de Saúde, e na Academia Fitness Center, hoje. O HPM e a Academia são administrados pela Fundação Tiradentes.

Música – Ao som de música clássica, em uma apresentação especial, foram entregues flores e distribuídos brindes. Na solenidade, a futura comandante da nova patrulha fez um depoimento importante, historiando as dificuldades enfrentadas pelas primeiras 103 mulheres que ingressaram na PM-GO em 1986.

Também houve pronunciamento da vereadora Cristina Lopes, que no passado foi vítima de violência e que passou a integrar grupos de direitos humanos. Os depoimentos foram bastante aplaudidos pelas PMs presentes.

O comandante-geral convocou as policiais presentes para se apresentarem por patente. Soldados, cabos, sargentos, subtenentes, cadetes, tenentes, capitãs, majores e tenentes-coroneis se levantaram por grupo chamado, sob fortes aplausos das demais. O comandante compareceu acompanhado da esposa, Iracema Cristina Moraes Borges.

Confira as fotos:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo