Ampliação da Patrulha Maria da Penha é anunciada em celebração às mulheres

IMG_20170308_101941073A comemoração do Dia Internacional da Mulher, no auditório da Fundação Tiradentes, foi marcada nesta quarta-feira, 8, pelo anúncio de que a Patrulha Maria da Penha vai estar presente em todas as unidades da Polícia Militar de Goiás. Os estudos para tal foram determinados durante a cerimônia pelo Comandante-Geral da PMGO, Coronel Divino Alves de Oliveira.

O auditório estava lotado de policiais que atuam na Patrulha, por colaboradoras da Fundação, representantes das classes militares e até pela inspetora da polícia japonesa Hisami Ohashi, em sua segunda visita à PMGO e à Fundação.

IMG_20170308_105443013
Inspetora Hisami Ohashi

A violência contra a mulher não escolhe idade, cor ou classe social. E Goiás, como lembraram as autoridades presentes, ocupou o terceiro lugar no ranking do Mapa de Feminicídio no Brasil (2015). Ações como a celebração de um dia dedicado à mulher visam chamar a atenção para o quanto a sociedade brasileira, e goiana, ainda precisam avançar.

A determinação de ampliar a Patrulha Maria da Penha, desta forma, é uma conquista do efetivo da PMGO, tendo em vista a necessidade de incrementar a redução dos crimes e da violência contra a mulher, mas sobretudo uma conquista de toda a sociedade.

Como lembrou o Comandante-Geral, dentro da própria Corporação muitas barreiras do passado que discriminavam as policiais femininas foram derrubadas, “mas ainda temos muito a construir em igualdade”, afirmou, exemplificando com a necessidade de promover uma mulher do quadro operacional à patente de Coronel – a única é do quadro de Saúde.

A celebração desta quarta-feira foi cenário para a comemoração dos dois anos de criação da Patrulha Maria da Penha, anunciada também em evento na Fundação Tiradentes em março de 2015, igualmente nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Entre as palestrantes de hoje estavam a atual Comandante da Patrulha em Goiânia, a 1º Tenente Dayse Pereira Vaz de Rezende, e a primeira a comandar a unidade, a Tenente-Coronel Silvana Rosa de Jesus Ramos, da turma feminina que inaugurou o ingresso de mulheres na PM-GO, há 30 anos.

Outra que divertiu o público, ao mesmo tempo em que abordou a necessidade de uma reflexão dos avanços e das carências ainda existentes em relação ao respeito e à imagem feminina, foi a psicóloga e 3ª Sargento Aparecida Tavares da Silva, que se vestiu de “mulher das cavernas” para interagir com o público.

IMG_20170308_105431529
Major Cláudia Lira, Diretora Financeira da Fundação Tiradentes, Coordenadora Estadual do Proerd

Houve um café da manhã, oferecido pela Associação dos Oficiais (Assof) e pela Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM e CB (Assego), cujos presidentes, respectivamente Alessandri da Rocha Almeida e Subtenente Luís Cláudio Coelho compareceram junto com o presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos. A banda PM Show também se apresentou, foram entregues rosas e sorteadas massagens patrocinadas por um spa e por uma linha de cosméticos que apoiaram o evento.

IMG_20170308_102739417

Além disso verifique

31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como ...