Notícias

Parceiros inauguram o primeiro Centro Clínico da PMGO

A Fundação Tiradentes na manhã de ontem, dia 26 de junho, inaugurou no 27º Batalhão o Centro Clínico Cabo PM Waldemar de Almeida. A primeira unidade de saúde desta categoria surgiu do sonho do Comandante do Batalhão, Major Vanderlan Rodrigues, em propiciar melhoria na saúde bucal e prevenção médica aos policiais militares da região, e foi incentivado pela Fundação Tiradentes na oportunidade de aumentar a prestação de serviço assistencial indicador presente no Planejamento Estratégico da instituição. Prestigiaram a solenidade o Coronel Carlos Antônio Borges, Subcomandante da Polícia Militar de Goiás, Coronel Edson Costa Araújo, Superintendente Executivo da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Coronel Massatoshi Sérgio Katayama, Comandante da Academia da PMGO e respondendo pelo Comando de Saúde, Coronel Helen de Melo Gervasio do quadro de saúde da PMGO, Coronel Renato Brum dos Santos, Comandante do 2º Comando Regional,  Tenente Coronel Cleomar de Carvalho Santana, Diretor Administrativo da Fundação Tiradentes e Chefe do Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM), Tenente Coronel Marcus Nascimento Borges, Diretor Clínico do Comando de Saúde, Coronel José Rivaldo Alves Marinho, Gerente de Saúde da Fundação Tiradentes, Capitã Mariza de Almeida Salles e Major Rogério Luiz Siqueira ambos do quadro de saúde da Polícia Militar de Goiás.

Abraçaram esta iniciativa também como apoiadores para viabilização do projeto, a Polícia Militar do Estado, o Ministério Público da Comarca de Senador Canedo, Poder Judiciário, Prefeitura, Câmara e empresários do município. Além dos serviços odontológicos, o Centro Clínico funcionará como base de apoio ao Centro de Instrução de Tiro da PMGO, quando em aplicação das instruções de armamento e tiro policial ali ministradas, contribuindo com a prevenção e atendimento emergencial de acidentes.

No evento de inauguração houveram homenagens a Doutora Marta Moriya Loyola, Promotora de Justiça da Comarca de Senador Canedo, Coronel Helen e Sra Vaniclei Alves Almeida, esposa do militar Cabo Waldemar Almeida cujo nome está eternizado no Centro Clínico em decorrência de sua trajetória policial servindo a unidade. Igualmente foram homenageados prefeitos da região, policiais militares do 27º BPM que se destacaram no serviço operacional no primeiro semestre deste ano e os militares responsáveis pela construção do prédio.

Representando a Diretoria Executiva, o Tenente Coronel Carvalho enfatizou a importância em promover a descentralização do atendimento do Hospital do Policial Militar (HPM), ou seja, levar a prestação de serviços para outras regiões quando for proveitoso o exercício de parcerias aliado a necessidade da corporação. A Promotora de Justiça, Dra Marta Loyola, com o olhar do Ministério Público enalteceu o cuidado para com aquele que zelam vinte e quatro horas pela integridade física da população. Em seu discurso comemorou os avanços do município e a parceria entre a PMGO e sociedade, intermediada pelo Ministério Público e com apoio da Fundação Tiradentes para realização do projeto “viabilizado através de doação voluntárias, verbas provenientes de transações penais e eleitorais”, além de incentivo desta instituição, executado, segundo palavras da promotora, “pela melhor mão de obra possível”, os próprios policiais militares. Que completou: “Em tempos de crise, de insegurança, da fragilidade de relações institucionais, sinto-me honrada e grata por estar em uma comarca onde as instituições se relacionam em harmonia, e procuram sempre servir o povo, o cidadão, como não poderia deixar de ser”. Destacou a dedicação e seriedade do comandante do batalhão, Maj Vanderlan, “sempre motivando, sempre cuidando dos seus homens e mulheres, buscando melhores condições de trabalho a eles, inspirando verdadeiramente estes seres humanos que deixam suas casas e famílias para defender pessoas que sequer conhecem sem ter a certeza que retornarão aos seus lares vivos e íntegros. Com parceria e cooperação verdadeiramente podemos esperar um futuro melhor”.

Os beneficiários diretos desta obra, ainda segundo a promotora, são policiais militares e familiares, contudo, quem irá colher o fruto deste investimento são os cidadãos que terão ao seu dispor homens e mulheres que se sentem valorizados e tem o mínimo de suas necessidades salvaguardadas para assim atender as demandas da população.

No encerramento do discurso das autoridades, o Subcomandante Geral da PMGO Coronel Antônio, saudou a todos na pessoa do Coronel Edson Costa Araújo atual Superintendente Executivo da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária o qual foi também Comandante Geral da PMGO por dois períodos. Em sua fala o Subcomandante citou um mandamento constitucional que está escrito que a segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos. “Então de posse disso nós comprovamos que em Senador Canedo, há este comprometimento. Pois para a realização deste sonho e empreendimento nós tivemos a participação efetiva do Ministério Público, da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, de empresários, da Fundação Tiradentes e da Polícia Militar. Portando, nós estamos cumprindo a orientação do Secretário de Segurança Pública de cuidar dos cuidadores da nossa sociedade. A partir do momento que nós cuidamos da saúde psicológica, física, bucal, nós estamos trabalhando com qualidade para a sociedade. Um policial bem cuidado sim cuidará melhor da segurança pública”.

O Subcomandante alertou ainda sobre a racionalização de emprego do nosso efetivo. “Nós temos a necessidade de colocar a disposição um médico no centro de instrução, que esperamos nunca precisar efetivamente de socorro, mas ele ficava de certa forma subutilizado e veio a conjugar a necessidade do 27º BPM com a oportunidade da assistência médica de forma preventiva”. Parabenizou ainda o Major Vanderlan pelo reconhecimento aos dez militares homenageados por consequência dos resultados do primeiro semestre, pois o ato agrega valor para o PM e inspira os demais colegas.

O Diretor e o gerente da Fundação Tiradentes presentes no evento, Tenente Coronel Carvalho e Coronel Rivaldo, respectivamente, já estiveram no comando da unidade de Senador Canedo. Ao final, em conversa com o diretor, a promotora Marta reafirmou o apoio para a Faculdade da Polícia Militar (FPM) de modo a colaborar para o desenvolvimento do município.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo