Notícias

Laboratório Coronel Vasco Martins obtém novo Certificado de Acreditação

Certificado LaboratórioMantido pela Fundação Tiradentes no Complexo de Saúde da Polícia Militar de Goiás, o Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins Cardoso, recebeu o seu terceiro Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade. A unidade é uma das mais frequentadas no Complexo de Saúde e, até a última sexta-feira, 9, já havia realizado 90.838 exames em 11.662 pacientes, dos quais, 5.272 eram policiais militares e 6.390 eram dependentes de militares. A manutenção do laboratório ocorre com recursos do Fundo de Assistência Social (FAS) e convênio com o Ipasgo.

Com vigência de 9 de dezembro de 2016 a 1º de setembro de 2019, o Certificado de Acreditação tem a chancela da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e atesta a competência técnica: o alto nível de controle e eficiência dos processos laboratoriais que envolvem desde a coleta, até o armazenamento e o processamento das amostras e resultados. A unidade está certificada para exames de bioquímica, hematologia, imunologia, doenças infecciosas, hormônios, marcadores tumorais, microbiologia, parasitologia, toxicologia, drogas de abuso e urinálise.

O processo de certificação envolve uma rastreabilidade das amostras e um controle analítico dos exames processados, explica o chefe do Laboratório, o Tenente-Coronel Sérgio Nascente Costa. Isto é importante, ressalta, para rastrear falhas, registrar não-conformidades e tratar as mesmas, chegando ao resultado final: a redução das chances de erro.  “A acreditação é uma forma de mostrar ao nosso cliente a nossa preocupação com o atendimento”. O laboratório passa por auditoria externa especializada desde 2013. A unidade está apta a realizar cerca de 400 tipos diferentes de exames.

Demanda – Os 5.272 policiais militares que já procuraram o laboratório este ano realizaram o total de 43.982 exames, ou seja, a unidade processou, em média, 119 exames por indivíduo. Já no caso dos dependentes de militares, foi realizado o total de 46.805 exames nos 6.390 pacientes, com uma média de 136 para cada pessoa.

Os exames mais procurados são os que avaliam doenças crônicas (diabetes, distúrbios metabólicos, alterações de colesterol e triglicérides, por exemplo). Também são realizados largamente os exames de função hepática, marcadores de hepatite, dosagem hormonal (alterações de tireoide, especialmente). Este ano, foram realizados, por exemplo, 3.420 exames TSH (distúrbio da tireoide), 7.157 exames de glicemia, 6.222 de perfil lipídico e 2.127 de marcadores de próstata.

DSC_9087

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo