Notícias

Fardamento: Fundação Tiradentes investe na evolução do programa

Fardamento

No primeiro semestre de 2014, a Fundação Tiradentes fez a entrega de 71,8 mil itens de fardas em 13 mil atendimentos aos policiais militares, envolvendo seis modelos diferentes (convencionais, especializados, uniformes de passeio, do quadro de saúde, de gala e das gestantes). Este volume soma 27 mil peças a mais do que no mesmo período de 2013, quando foram entregues 44,8 mil itens durante 8,6 mil atendimentos de janeiro a junho do ano passado. Os dados refletem a intensificação no fluxo de atendimento prestado pela instituição.

 Desde que foi implantado, em 2006, o Programa Fardamento da Fundação Tiradentes tem tido uma sequência expressiva de evoluções, tanto no aspecto numérico, relativo à demanda por cada tipo e item de farda, quanto pela absorção de novos itens demandados ao longo dos anos. Até mesmo a expertise de estocagem, controle e histórico individual por parte da instituição, teve sensível avanço. Uma série de matérias será divulgada nos próximos dias pela instituição, mostrando como se deram tais avanços.

 De início, cabe registrar que os aperfeiçoamentos promovidos não apenas têm servido para garantir o enxoval completo aos militares em tempo hábil, como também trouxeram melhoras consideráveis na qualidade das fardas e demais itens, e proporcionaram redução de custos à Fundação.

 Em termos de entrega de itens, a evolução dos meses de julho e outubro, quando tradicionalmente há grande volume de solicitações ilustra o aumento no atendimento e nas peças entregues nos últimos anos. Em julho de 2012, foram prestados 1.640 atendimentos com o repasse de 9.430 itens, volume próximo ao de julho de 2013, quando foram realizados 1.846 atendimentos e entregues 9.232 peças. Já em 2014, no mês de julho foram prestados pela Fundação Tiradentes 2.183 atendimentos e entregues 17.935 itens do fardamento.

 O ingresso dos policiais do Serviço de Interesse Militar Voluntário (Simve) em 2014 representou um desafio enfrentado para a Fundação Tiradentes no tocante a manter o atendimento ao pessoal mais antigo e ainda assegurar os itens do enxoval para os novos militares. A busca de equilíbrio nesta equação de demandas ainda persiste e a instituição se articula para suprir as necessidades da Corporação no mais curto espaço de tempo. O atendimento ágil pelo programa é uma das prioridades da Fundação.

História

O Programa Fardamento surgiu em maio de 2006 com a intenção de desburocratizar, agilizar e reduzir custos, fazendo o repasse do material comprado para estocagem e distribuição pelo Comando de Apoio Logístico da Polícia Militar. Em 2008, uma nova filosofia foi imprimida ao programa, com a transferência também da estocagem e distribuição das fardas à Fundação Tiradentes, liberando dessa tarefa os militares que atuavam no fardamento. Na época, os colaboradores da Fundação trabalhavam no Comando de Apoio Logístico.

 Com a inauguração da nova sede, em 2010, lembra o gerente do Programa Fardamento, Roberto Sousa Mendes, o estoque e o atendimento ficaram concentrados na instituição, permanecendo deste modo até hoje. Sempre de acordo com a programação previamente divulgada pela instituição, devem procurar a sede apenas os militares lotados em Goiânia, e nos batalhões da Região Metropolitana de Goiânia. No interior, o fardamento deve ser solicitado no próprio batalhão.

Grafico_Fardas_Atendimentos

 Nas próximas reportagens, serão divulgados os itens mais demandados, a incorporação de novas peças ao longo dos anos e as melhorias no estoque e controle.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo