Notícias

Fardamento: controle conta com sistema exclusivo da Fundação Tiradentes

Fardamento

É difícil nos dias atuais imaginar o controle de centenas de itens anotados em fichas de papel, formando um arquivo manuscrito com aproximadamente 14 mil indivíduos cadastrados e milhares de anotações. Mas foi assim que o controle e a distribuição das fardas foi assumido pelo Programa Fardamento da Fundação Tiradentes, em 2008. Nesta segunda reportagem sobre as evoluções na área, serão apresentados os avanços no controle, com a criação de um sistema informatizado próprio, o FT.Net (Foto acima mostra a ficha antiga e o sistema atual).

O sistema informatizado implantado a partir de julho de 2008 tem como base um software específico, conta com backup automático e é beneficiado por nobreak, de modo que vários recursos tecnológicos foram conjugados para manter o serviço no ar com a máxima frequência possível. O resultado disso, explica o gerente de Fardamento, Roberto Sousa Mendes, é um ganho de tempo muito superior ao atendimento praticado no passado. “O tempo que se levava para atender um militar até 2008, hoje é suficiente para o atendimento a cerca de 15 militares”, compara ele.

Outros avanços implícitos na modernização do controle estão no refinamento para evitar entregas em duplicidade, a possibilidade de estatísticas mais fiéis que permitam regular o estoque e as novas aquisições conforme itens mais demandados, e o fim do extravio de fichas de papel, que existem hoje apenas como memória.

Tudo isto permitiu que o Programa Fardamento pudesse avançar no atendimento à demanda crescente por peças do enxoval militar, que envolve seis modelos diferentes – convencionais, especializados, uniformes de passeio, do quadro de saúde, de gala e das gestantes. Prova disto foi que, apenas no primeiro semestre de 2014, a Fundação Tiradentes tenha feito a entrega de 71,8 mil itens de fardas em 13 mil atendimentos aos policiais militares, volume com 27 mil peças a mais do que no mesmo período de 2013, como mostrou a primeira reportagem (leia) sobre a evolução do Programa Fardamento.

O programa foi implantado em 2006 para desburocratizar, agilizar e reduzir custos, fazendo o repasse do material comprado para estocagem e distribuição pelo Comando de Apoio Logístico da Polícia Militar. Em 2008, houve a transferência também da estocagem, distribuição das fardas à Fundação Tiradentes, que desde então assumiu exclusivamente o trabalho fazendo todo o controle através do FT.Net.

Como sistema era e como ficou:

Leia também a notícia:

Em balanço, Fardamento fecha hoje, 28, e amanhã, 29

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo