Galeria de FotosNotícias

PROERD: formaturas sensibilizam alunos, pais e instrutores em diferentes cidades

p 14Uma intensa agenda de formaturas movimentou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência – Proerd nos últimos três meses. O final do ano é a época em que, emocionados, alunos e policiais militares instrutores, desfecham todo o trabalho de um ano de envolvimento com conceitos e práticas que constroem uma postura crítica e distanciadora das drogas.

A Fundação Tiradentes é uma das importantes apoiadoras do Proerd, um programa da Polícia Militar de Goiás que, desde 1998, já atendeu em Goiás 850 mil crianças e jovens. A coordenadora do programa em Goiás, a Major Cláudia da Silva Lira, também é Diretora Financeira da Fundação Tiradentes.

Desenvolvido em parceira com as Secretarias de Educação Municipais, o Proerd só é possível com o envolvimento direto do policial militar que se torna instrutor. É ele quem vai até as escolas e ministra aulas para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por PMs fardados. Assim, além da presença física em sala de aula, como educador social, ele propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo, contribuindo com as escolhas futuras. Saiba mais no site do programa: http://www.proerd.go.gov.br/ . p 4

Faça um giro pelas formaturas, com base na divulgação feita pelo portal da PMGO:

Orizona

Hoje, dia 7, ocorreu a formatura dos alunos do Proerd de Orizona, no Salão Paroquial. Na Região Metropolitana de Goiânia, ocorreram este mês também, formaturas em quatro escolas dos setores Pontal Sul, Mansões Paraíso, Parque Industrial Santo Antônio e na Cidade Vera Cruz 1.

Planaltina de Goiás

Será nesta sexta-feira, dia 9, a solenidade de formatura dos alunos do Proerd da cidade de Planaltina de Goiás. A cerimônia está marcada para ter início às 9h na Casa Assistencial Espírita Emmanuel (Casem).

Anápolis

Nos dias 05 e 06 dezembro de 2016, aconteceu na Igreja Assembleia de Deus na cidade de Anápolis a Formatura do  PROERD do 3º CRPM, onde mais de 2.500 crianças assumiram o compromisso de ficar longe das drogas graças aos instrutores 1º Sargento Borba, 2º Sargento Cláudia, 3º Sargento Adelson e do Cabo Netto, todos do 3º CRPM.

Estiveram presentes na solenidade o Coronel PM Adailton – Chefe do Gabinete Militar do Estado de Goiás, do Tenente Coronel Paulo Roberto – Subcomandante do 3° CRPM, da Secretária de Educação do Município de Anápolis, do Major Sérgio Luiz/3º CRPM e do Capitão PM Igor/3º CRPM.

Mineiros

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 02, mais uma formatura do PROERD na área da 7ª CIPM. Desta vez, a cerimônia ocorreu na cidade de Mineiros, onde mais de 400 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, firmaram o compromisso solene que estão aptos a dizer não às drogas e à violência ao longo de suas vidas.

O programa, implantado na área 7ª CIPM, tem sido uma importante ferramenta de prevenção, pois reforça a auto-estima dos jovens e crianças, ensinando-os a lidar com as tensões diárias, resistindo às pressões e principalmente, dizendo não às drogas e à violência.

Cromínia

No dia 5, o Portal PMGO registrou: duas solenidades organizadas pelo cabo Acácio, ou Professor Acácio, como muitos de seus alunos o chamam, ocorridas na Escola Estadual Professora Emereciana e no Colégio Estadual Antonio Mestre, na cidade de Cromínia, fecharam o Proerd 2016. Neste ano 92 alunos serão multiplicadores no meio em que vivem de como “dizer não às drogas”.

Santo Antônio do Descoberto

A 11ª CIPM realizou mais (02) duas solenidades de formatura Proerd, no dia 01 de dezembro,  onde aproximadamente (70) cinquenta crianças foram certificadas. Os eventos foram realizados respectivamente nas escola Bem-me-quer e Colégio Afirmativo.

Com isso, Santo Antônio do Descoberto atinge a marca de mais de 21.000 mil jovens que receberam a aplicação do programa. PROERD – Eu e Você Longe das Drogas.

Pires do Rio

O 11º BPM faz parte da história do PROERD no Estado de Goiás, pois vem há 14 anos consecutivos aplicando este programa em Pires do Rio, atendendo as escolas das redes estaduais, municipais e conveniadas.

No último dia 29 foi realizada mais uma brilhante formatura, que contou com a presença do Tenente-Coronel João da Silva Vieira, Comandante do 11º BPM, além de várias autoridades da cidade e parceiros do PROERD, que prestigiaram este grande evento.

A festa principal da formatura foi proporcionada pela instrutora, Subtenente Valquíria, que há 14 anos vem aplicando o PROERD em Pires do Rio, como verdadeiro modelo de Polícia Comunitária, condecorando os alunos que redigiram as melhores redações, com a entrega de medalhas e premiações.

 

Perolândia

Também na manhã do dia 29 de novembro, na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Perolândia-Go, aconteceu a formatura do PROERD local. O evento ocorreu na quadra de esporte da própria escola, e em meio a um clima de emoção e alegria, mais de 80 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foram certificados com o diploma, que através de ato solene, os formandos, emocionados, prestaram o juramento de permanecer longe das drogas.

A formatura contou com a presença da comunidade escolar, familiares e várias autoridades civis e militares, bem como do Comandante da 7ª CIPM, o Major PM Elifas, que na ocasião ressaltou a importância do PROERD como ferramenta de prevenção ao uso de drogas e disseminação da Cultura da Paz.

É a Polícia Militar, fazendo a diferença na vida de nossas crianças, ensinando de forma dinâmica, como resistir às influencias negativas dos grupos, e dizer NÃO às drogas e a qualquer tipo de violência. Policial instrutor do PROERD na 7ª CIPM, 3º sargento PM Weber.

Água Fria

Aconteceu no dia 25 de novembro, às 10:00h, no Centro Comunitário Elza Vaz Nogueira em Água Fria-GO, a Formatura da 5ª Turma do PROERD de Água Fria, com mais 120 alunos certificados pela participação, com aproveitamento, no Programa.  Prestigiaram o evento todo o corpo docente das escolas parceiras, direção, coordenação, pais, autoridades, convidados, familiares, o Sr. Major PM Renato Heder Pereira Fleury – Comandante do 21º BPM, o Capitão PM Josué Cardoso da Silva – Subcomandante e Coordenador local do PROERD, a Srª Elaine Gebrim de Farias – Secretária Municipal de Educação, o Sr. Sílvio Ribeiro dos Santos – Representando o Prefeito João de Deus, policiais facilitadores Proerd Cabo Edivaldo e Soldado Rayla.

A alegria e a emoção tomaram conta dos pequenos proerdianos quando declararam compromisso público de ficar longe das drogas e da violência, cantaram e dançaram, junto com os policiais facilitadores, a canção PROERD. Os alunos destaques foram premiados com bicicletas, pelo critério melhor redação.

Crixás

No dia 24 de novembro, o Proerd, formou 240 alunos das escolas públicas e particulares na cidade de Crixás.

Várias autoridades compareceram e puderam testemunhar os alunos fazendo o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência. Estiveram presentes o Coronel Wagner, comandante do 16º CRPM, o prefeito da cidade, Dr. Orlando Naziozeno entre outras autoridades civis.

(Baseado em informações mais recentes – e utilizando fotos – do portal da PMGO: www.pm.go.gov.br)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo